domingo, 6 de março de 2011

SER AVÓ

Numa de minhas noites de insônia, vem a inspiração novamente.
Minha querida neta, eis a resposta que você me pediu outro dia.
O que é ser avó?
Ser avó, é sofrer no paraíso duas vezes.
Ser avó, é ver o arco-iris depois da chuva.
Ser avó, é fazer tudo que não se fez quando se era mãe.
Ser avó, é amar, sofrer, deseducar, e educar outra vez.
Ser avó, é tentar ser mãe novamente, sem magoar seus pais.
Ser avó, é ser boa, é ser careta, antiga e moderna, tudo ao mesmo tempo.
Como é difícil ouvir o coraçãozinho de um neto e compreendê-lo. É quase impossível fazê-lo entender que estão errados quando pensam que estão certos.
Como é difícil e sofrido fazer um neto compreender o mal, que às vezes estão fazendo a seus pais, que só desejam a sua felicidade, e por isso sempre perdoa toda irreverência, toda incompreensão, todo desamor.
Ser avó, é perder noites de insônia pensando nos problemas de um neto adolescente e não poder fazer nada para ajudá-lo.
Ser avó, é ir contra tudo e contra todos.
Ser avó, é nascer, viver e depois morrer sempre pensando nos seus netos queridos.
Ser avó, é sofrer pensando num neto que está distante e só. É sofrer com a saudade que dizima seu insensato coração.
Este é o desabafo de uma avó que só cometeu um erro: amá-los demais, pois ser avó é ver e não enxergar. É ouvir e não escutar. É sentir um torpor em todo corpo, toda vez que um neto tiver um problema que ela não possa solucionar.
E o famoso ciumes? Como são ciumentos quando se fala algo para um, e não fala para outro.
Meus queridos, não sofram por ciumes. Pensem que os netos são como os dedos de uma mão: embora sejam diferentes um do outro, são igualmente amados.
Estou expondo a minha alma neste desabafo.
Amar é como uma torneirinha que abre e fecha a medida em que precisamos mais ou menos desse amor.
Esta é a resposta, minha neta, para o meu coração alegre, feliz e triste ao mesmo tempo

4 comentários:

  1. Até que enfim a minha resposta né vóvi ?ADOREI esse texto/poesia .. mais do que a de filhos claro.( que também ficou muito linda ) estamos descobrindo uma poetisa na familia então ?
    Não tem como não ter ciúmes né?claro que eu tenho ciúme de dividir sua atenção .. mas,fazer oque ! hahaha. Vou mostrar pra todo mundo seu lindo texto .. Adorei ! um beijo da sua neta querida que te ama,Natalia !

    ResponderExcluir
  2. Ser avó é exatamente o que você disse...
    É fazer minhas vontades, é dar amor quando preciso... É dar um ajuda, é reparar quando estamos triste, é dar amor de sobra! A sorte por ter um avô e um avó é incrivel!E não ter ciumes? é impossivel. Qual ser - humano que não gosta de mimos e atençao de sua avó? Eu te amo avó e avô!

    ResponderExcluir
  3. Vóooooooo! Que lindooo =)
    Não sabia que vc escrevia tambem!!! Mais uma pessoa da familia de que eu tive a quem puxar!!
    Muito lindo o seu texto vó,me emocionei muito!! =D
    Obrigada por tudo e desculpe por estar longe e nem tanto presente mais o sentimento de amor é o mesmo, e o de ciumes maior ainda neh!!! huahuahuha

    Vou acompanhar de pertinho seu blog,como eu faço com o do meu vô!

    beijos da sua neta que te ama
    Amanda

    ResponderExcluir
  4. Beth querida, seu post é uma poesia, extremamente amoroso, sorte desses netos lindos, que tem você como avó.
    Não pare de escrever você tem o dom!.

    beijinho

    ResponderExcluir